O Grupo Coral “ Amigos do Barreiro” 38 Anos a Cantar o Alentejo

Desde a sua fundação, em 1976, o Grupo Coral “ Amigos do Barreiro ” tem desenvolvido e participado numa intensa actividade cultural com actuações, no concelho do Barreiro e limítrofes, estendendo-se ao Alentejo e a todo o País, inclusive em festivais, somando, em média, cerca de quarenta actuações por ano.

DSC_3850

Embora dedicando a sua actividade principal à promoção do “cante ”, o nosso Grupo, enquanto colectivo cultural, integra-se num conjunto mais vasto de actividades que se inserem na vida cultural da cidade, através de Encontros, Colóquios, Exposições, Semanas do Alentejo, presença em escolas, representação da cidade pelo país e actuação nos meios de comunicação social, rádio e televisão.

No Barreiro, o Grupo organizou de 1983 a 1989, de dois em dois anos, a Semana Cultural Alentejana , divulgando na comunidade barreirense os ” cantares do Alentejo “, evento que incluía colóquios, exposições, espectáculos e desfiles, estes, integrando diversos Grupos Corais e Bandas de Música.

A partir de 1991 , esta iniciativa tornou-se anual e passou a denominar-se ” O Alentejo no Concelho do Barreiro ” preenchendo o mês de Outubro com actuações em todas as freguesias.

Tem actuado, também, em escolas com espectáculos para crianças, bem como, na época de Natal, em diversas Igrejas, com canções a sua terra e a sua cidade, onde vivem há muito e à qual deram os melhores anos da sua vida. O historial do nosso Grupo, nos cerca de 38 anos que já leva de vida, é extenso e está alicerçado, em boa parte, num conjunto de cidadãos que amam o cante alentejano.

A maior parte de nós trabalhou ou trabalha ainda, nas fábricas e empresas do sector industrial do concelho do Barreiro e limítrofes, em especial na Siderurgia Nacional, na antiga CUF, na Quimigal e no sector ferroviário, num trabalho quase sempre efectuado por turnos que nunca impediu ou reduziu a nossa dedicação ao cante, como actividade cultural que consideramos tão relevante.

Este conjunto de cidadãos que se constituiu no Grupo Coral do Barreiro é um dos mais respeitados e admirados entre os Grupos que cantam o Alentejo, devido ao seu saber, à qualidade do seu cante, à extensão do seu repertório e à permanente disponibilidade para apresentar a sua arte

Mas este Grupo tem sido também, verdadeiramente, uma embaixada cultural da Cidade, em todo o País, e através da televisão.

Na sua vertente artística o Grupo Coral os “Amigos do Barreiro” tem adoptado uma atitude de defesa intransigente do cancioneiro tradicional alentejano, sem cedência a facilitismos, preservando o melhor desse cancioneiro.

DSC_3847pb

O nosso Grupo Coral tem, assim, um repertório assente nos valores mais genuínos do “cante ”, sendo hoje, considerado por muitos músicos e etnomusicólogos como um dos grupos de referência do “cante” alentejano, apesar de residir fora do Alentejo. O facto de os membros do Grupo serem originários de mais de uma dezena de concelhos do Sul, não tem diminuído a riqueza melódica e diversificada do “cante”, mantendo a autenticidade de cada moda do cancioneiro. O “ cante ”, como se sabe, tem peculiaridades de região para região – o “cante” da “margem esquerda” , do “Campo Branco” (Castro Verde, Aljustrel e Almodôvar), das “terras do Barro” (Ferreira, Cuba, Beja, etc), do “Alto Alentejo” – mas o Grupo Coral “Amigos do Barreiro” tem cultivado esse “cante” diversificado, mantendo as características das “modas” de cada Região.

O seu repertório alarga-se, hoje, por mais de oito dezenas de “modas ”, estando em condições de, em cada momento, cantar cada uma delas em público.

Desde a sua fundação o Grupo Coral efectuou três registos de som , reproduzindo 36 modas em três “ cassetes ”, edições há muito esgotadas, e reeditou em CD, em 2004 , um trabalho com o melhor daqueles registos.

O Grupo Coral “Amigos do Barreiro” está constituído, legalmente, na “Associação Grupo Coral – Os Amigos do Barreiro” .

fonte: http://cantoalentejano.com/grupos/detgrupo.php?id=43

Leave a Reply

Your email address will not be published.