DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2015 Barreiro de 2 a 8 de março

Cartaz CaminhadaCSAção de sensibilização e divulgação marca o arranque das comemorações

A ‘Saúde da Mulher’, uma ação de sensibilização e esclarecimento, que decorreu durante esta manhã, 2 de março, no Largo do Mercado Municipal 1º de Maio, marcou o início das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Hoje na freguesia do Barreiro e nos dias seguintes no Lavradio e na Cidade Sol, respetivamente, esta iniciativa, dirigida concretamente ao público feminino, chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce na prevenção das doenças.

De acordo com Helena Dias, enfermeira responsável pela UCC – Unidade de Cuidados Móvel na Comunidade, do ACES Arco Ribeirinho, “esta é a nossa primeira ação de rua. Trazemos folhetos para disponibilizar e muitas recomendações que pretendem, no essencial, sensibilizar as mulheres para os cuidados com a saúde que devem ter, tendo em conta as suas idades, das crianças, às menos jovens”.  Em destaque estiveram temáticas como a apalpação da mama, a preparação para o parto, questões relacionadas com o planeamento familiar ou a menopausa, bem como a promoção de hábitos de vida saudável.

“Agir, informar e sensibilizar diretamente na comunidade, junto de pessoas e grupos mais vulneráveis, é o nosso papel”, afirmou Helena Dias.

Refira-se que no local esteve, também, em representação da UCC, uma enfermeira especialista em saúde materna e Fernanda Ventura, Presidente da AMPM – Associação de Mulheres com Patologia Mamária, para quem “é importante toda a divulgação que possa ser feita, no âmbito destas comemorações e noutras alturas do ano, em torno de questões como o diagnóstico precoce, o exercício físico, e alimentação saudável, especialmente numa região do País como a nossa que não tem uma cobertura ao nível do rastreio do cancro da mama como noutras zonas que chegam aos 100%. Nós estamos bastante mais a baixo. Portanto, e sempre que temos oportunidade, a nossa ação incide muito na sensibilização para a prevenção”.

Programa para os dias seguintes:

3 e 4 março | durante a manhã

Sensibilização e esclarecimento sobre ‘Saúde da Mulher’ | Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC móvel do ACES Arco Ribeirinho)

3 março | 3ª f | Mercado Municipal do Lavradio

4 março | 4º f | Cidade Sol

Ação de sensibilização e esclarecimento com a presença de uma enfermeira especialista da UCC, à qual se associa a AMPM – Associação de Mulheres com Patologia Mamária

5 março | 5ª f | 14h30 | Auditório da Biblioteca Municipal

Encontro / Debate – A “Desigualdade” nas vertentes «Social»; «Empresarial»; «Educação», «Violência Doméstica e de Género» e «Saúde»

Organização: RUMO, CMB e Conselheira Local para a Igualdade

7 março | sábado

Distribuição de Flores pelas Freguesias do Concelho

Durante a manhã, os membros do Executivo Municipal felicitam as mulheres barreirenses a quem, simbolicamente, vão entregar uma flor e um postal

“Dia da Partilha Familiar”

Tão importante como partilhar afetos, uma família funcional deve partilhar as tarefas domésticas. O desafio deste sábado só será ultrapassado se for abraçado, pelas famílias, todos os dias do ano

8 março | domingo

Caminhada ‘Mulher’

10h30 – Concentração no Parque da Cidade / 11h00 – Saída dos participantes. Duração prevista de uma hora e meia. Distância: 6,5km. Dificuldade: Fácil

16h00 – AMAC | Inauguração da Exposição “As Mulheres da Minha Vida, parte II”, do fotógrafo Jorge Jacinto

16h00 – Cine Clube do Barreiro | Exibição do filme “Te doy mis ojos” de Iciar Bollain, seguida de Debate. Entrada Livre

Fonte:CMB 

Leave a Reply

Your email address will not be published.