Festas do Barreiro 2015 Artistas barreirenses em sete noites de Palco das Marés

festasbarreiro2015Jorge Fernando, Noite do Cante Alentejano, Big Band da Escola Jazz do Barreiro, Fados & Companhia Limitada, Fast Eddie Nelson e Cooperativa Guitarrística Barreirense, Grupos da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro e Banda Municipal do Barreiro são os sete nomes ligados ao Barreiro que sobem ao Palco das Marés das Festas do Barreiro 2015, que decorrem de 7 a 16 de agosto. Mickael Carreira estará na abertura das Festas. Estão, assim, apresentados oito dos dez dias de espetáculos no palco maior deste que é um evento especial no Concelho, repleto de animação. Ficam dois por revelar.

Os nomes ligados ao Barreiro que atuarão no Paco das Marés foram, ao final da tarde de ontem, quinta-feira, 2 de julho, apresentados em Conferência de Imprensa, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, da Vereadora da Cultura, Regina Janeiro, alguns dos artistas que irão atuar nas Festas 2015 e membros da Comissão organizadora da edição deste ano.

O facto de sete das dez noites do programa do Palco das Marés serem preenchidas por artistas do Barreiro é, conforme sublinhou a Vereadora da Cultura, “reflexo do trabalho” realizado diariamente no Concelho. Alguns dos nomes avançados, referiu, estreiam-se no palco “grande”, com uma vista privilegiada sobre o Barreiro.

“Reforço, com a minha presença, o apoio institucional da Câmara às Festas do Barreiro”, afirmou, na ocasião, o Presidente da CMB, considerando que se vai “no bom caminho”.

Alguns dos espetáculos terão particularidades que os tornam, ainda, mais atrativos. “Fast Eddie Nelson” explicou que a Cooperativa Guitarrística Barreirense (13 de agosto) vai juntar vários músicos do Barreiro. Carlos Camarão referiu que os “Companhia Limitada” (12 de agosto) têm, já, 17 anos de existência. Depois de várias vezes no Palco das Marés, não querem ficar associados a um só estilo musical, pelo que, este ano, juntam “Fados” ao espetáculo. A maestrina Olga Panchenko, em representação da UTIB (14 de agosto), salientou o trabalho desenvolvido pelos grupos de dança desta Universidade. Bento Ascensão Soares, Presidente do Grupo Coral Alentejano “Amigos do Barreiro” (9 de agosto) – representantes de uma Região que muito “diz” ao Barreiro” –, desafiou a população a comparecer no espetáculo.

Brevemente, serão divulgados os dois nomes que fecham o cartaz do Palco das Marés, assim como as restantes programações.

O Secretariado das Festas, recorde-se, está a funcionar, desde 2 de julho, no Mercado Municipal 1º de Maio junto ao Posto de Turismo. O endereço eletrónico da Comissão de Festas do Barreiro 2015 é comissaofestasbarreiro@gmail.com

Subordinadas ao tema “Interculturalidade”, as Festas do Barreiro são organizadas por uma Comissão composta por 16 entidades: Associação de Mulheres com Patologia Mamária, Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, Banda Municipal do Barreiro, Câmara Municipal do Barreiro, Gasoline – Associação Cultural e Desportiva, Instituto dos Ferroviários, Jardim de Infância D. Pedro V, Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF, Moto Clube do Barreiro, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL e Grupo Desportivo do Barreiro.
Programação até agora conhecida do Palco das Marés:

07AGO – Mickael Carreira

08AGO – Jorge Fernando

09AGO – Noite do Cante Alentejano

10AGO – Big Band Escola Jazz do Barreiro

11AGO – ?

12AGO – Fados & Companhia Limitada

13AGO – Fast Eddie Nelson e Cooperativa Guitarrística Barreirense

14AGO – Grupos da UTIB

15AGO – Banda Municipal do Barreiro

16AGO – ?

+INFO sobre as Festas do Barreiro 2015 no Sítio Oficial da CMB na Internet, página http://www.cm-barreiro.pt/pages/833/.

Fonte; CMB

Leave a Reply

Your email address will not be published.