É Carnaval no concelho da Moita

Corso de Alhos VedrosCom o Carnaval à porta, preparam-se diferentes iniciativas para todas as idades, no concelho da Moita, para celebrar esta época de folia. A 5 de fevereiro, pelas 10:00h, o Desfile de Carnaval das Escolas percorre as principais ruas das diferentes freguesias e, a 7 e 9 de fevereiro, pelas 15:00h, sai o conhecido Corso de Carnaval de Alhos Vedros.

A 5 de fevereiro é dia de sair à rua e mostrar o trabalho realizado pelos alunos, educadores e professores, com a colaboração dos pais, nas escolas de 1º ciclo e jardins-de-infância de todo o concelho. Momento muito esperado e com muita assistência, o Desfile de Carnaval das Escolas acontece pelas 10:00h, nas principais ruas das várias freguesias.

Nos dias 7 e 9 de fevereiro, pelas 15:00h, as ruas da vila de Alhos Vedros são encerradas ao trânsito para receber mais um Corso de Carnaval de Alhos Vedros. Este ano, o corso organizado pela Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense “A Velhinha” tem por tema: “A Velhinha é invadida pelas Quatro Estações do Ano”. Assim, quatro carros alegóricos, cada um com sua estação do ano, vão desfilar, acompanhados por cerca de 350 participantes de todas as idades. De destacar que os fatos, carros alegóricos, coreografias e tudo o que envolve este corso é criado e construído por voluntários “amigos d’A Velhinha”, o que lhe dá um brilho mais especial. A entrada é livre.

Ateliês nas bibliotecas municipais

Também as bibliotecas municipais acolhem iniciativas especialmente dedicadas ao Carnaval. Entre 2 e 5 de fevereiro, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, os mais novos vão poder aprender a reutilizar vários objetos e materiais para fazer as suas máscaras e desenvolver a sua criatividade. O Ateliê de Máscaras de Carnaval começa às 16:00h.

Na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira, no dia 6 de fevereiro, entre as 14:30h e as 18:30h, os mais novos pintam as suas caras com os animais, heróis ou personagens favoritos, no Ateliê de Pinturas Faciais. Ao mesmo tempo, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, decorre mais um “Sábado a Ler em Família – Carnaval, Leituras, Alegrias e Outras Tropelias”. Esta atividade, com início às 15:00h, tem como base a leitura do livro “Hoje Também há Palhaços – O Anacleto no Consultório” e irá por à prova a criatividade de todos na elaboração de máscaras de Carnaval.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.