Basquetebol:  GDESSA/Barreiro homenageado nos Paços do Concelho

Basquetebol feminino-GDESSA Barreiro homenageado no Pacos do Concelho02A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) homenageou o Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (GDESSA)/Barreiro pela conquista da Taça Federação da Liga Feminina, em basquetebol, um dos pontos altos do calendário da Federação Portuguesa da modalidade. A sessão decorreu ao final da tarde de ontem, quinta-feira, 18 de fevereiro, nos Paços do Concelho, com a presença de atletas, treinadores, Presidente e dirigentes, staff e representantes de parceiros do clube, responsável da Escola Secundária de Santo André (ESSA) – onde o Grupo Desportivo nasceu e, atual, sede –, e Presidente e Diretor Técnico da Associação de Basquetebol de Setúbal (ABS). A Comitiva foi recebida pelo Presidente da CMB e pela Vereadora do Desporto.

“Qualquer homenagem que a Câmara vos possa fazer, nunca conseguiria fazer aquilo que vocês merecem”, disse a Vereadora do Desporto, nas boas vindas. Regina Janeiro lembrou a história do Grupo Desportivo, que nasceu de um núcleo de Desporto Escolar e que, ao longo dos seus 34 anos de existência, “formou milhares de atletas mas, fundamentalmente, milhares de mulheres”. Recorde-se que o GDESSA se dedica exclusivamente ao basquetebol feminino.

Regina Janeiro sublinhou os muitos títulos alcançados – entre regionais e nacionais –, fazendo o clube, com metade das atletas inscritas na ABS, “respeitado”, “temido” e “reconhecido”. A responsável pelo Desporto recordou, ainda, o contributo de José Carruna, figura incontornável do basquetebol na ESSA, ainda hoje empenhado na modalidade.

O nome do treinador e professor barreirense foi, igualmente, enfatizado pelo Presidente do Grupo Desportivo, Nuno Ferreira. “Este título, também, é, um pouco, para o José Carruna, que é o nosso mentor”. Dirigindo-se às atletas, e salientando a juventude do grupo – algumas, ainda, sub 19 e 25 anos como idade máxima –, o dirigente afirmou: “Vocês, já, fazem parte do historial da ESSA. Ou seja, vocês vão ser, sempre, lembradas por conquistarem um título nacional de seniores”, o que há vários anos não acontecia.

A conquista da Taça da Federação em seniores femininos era, conforme lembrou o Presidente da ABS, “o troféu que faltava na história do GDESSA”. Armindo Pereira recordou “a emoção até ao final que caracterizou a partida do título.

“É uma honra que representem o Barreiro, um clube do Barreiro e tenham alcançado uma classificação tão significativa”, sublinhou o Presidente da CMB. Carlos Humberto de Carvalho salientou que só se atinge o patamar alcançado com muito empenho, esforço, preparação, trabalho e sacrifício de todos os elementos e referiu: “Só temos campeões porque temos trabalho de base”. Estão-se a formar desportistas e seres humanos, disse. “É fundamental generalizar a prática desportiva, levar o desporto cada vez mais longe. É fundamental que se associe à prática desportiva a princípios éticos”, concluiu.

A Taça foi, simbolicamente, entregue ao Presidente da CMB pela Capitã de Equipa, Joana Piteira. O troféu ficará em exposição nos Paços do Concelho durante uma semana, assim como uma camisola de jogo assinada por toda a equipa.

O GDESSA Barreiro, recorde-se, derrotou o CAB Madeira, tendo o jogo da consagração sido disputado no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no passado domingo, 14 de fevereiro, com transmissão televisiva.

Fonte: CMB

Leave a Reply

Your email address will not be published.