Fábrica da Robinson em debate no próximo sábado na Casa do Alentejo

cortiçaFórum Ecologista “O ciclo da cortiça – do montado à nossa casa”

O Partido Ecologista Os Verdes vai realizar no próximo sábado, dia 14 de maio, pelas 15.00h, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um Fórum Ecologista sobre a temática “O Ciclo da cortiça – do montado à nossa casa”, cujo programa segue abaixo e em anexo.

Este Fórum fará uma abordagem económica e social, ambiental, histórica e patrimonial do ciclo da cortiça, produto por excelência nacional, em todo o seu ciclo, e que marca indubitavelmente o código genético do Alentejo.

Para além das intervenções que serão proferidas por especialistas de diversas áreas, economistas, industriais, investigadores e políticos, haverá espaço para o debate de todos os que queiram participar.

Este Fórum conta também com uma componente cultural, com poesia, uma mostra de produtos de cortiça, uma exposição fotográfica e terminará com cantares do Alentejo, com a participação do grupo O Semeador, de Portalegre.

A preocupação de Os Verdes em salvar o património industrial corticeiro da Robinson e valorizar as suas potencialidades como fator de desenvolvimento para o concelho e distrito de Portalegre, também estará presente, não só através da intervenção do primeiro signatário da petição “Salvem a Robinson”, o vereador da CDU na Câmara de Portalegre, Luís Pargana, como ainda através da exposição fotográfica que evidenciará este valor patrimonial excecional.

O empenho de Os Verdes na proteção e valorização do montado de sobro é outra das causas abordadas neste Fórum através de um conjunto de intervenções de investigadores e professores do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora.

A preocupação com as mudanças surgidas na indústria corticeira nas últimas décadas que levaram à destruição de um vasto tecido empresarial no sul do país, nomeadamente no Alentejo, será outra das preocupações debatidas neste Fórum.

Convidam-se os senhores e senhoras jornalistas e os órgãos de comunicação social do distrito a acompanhar este evento com a sua presença. Poderão contatar Os Verdes para mais esclarecimentos.

O Partido Ecologista “Os Verdes”

 Programa/Convite

FÓRUM ECOLOGISTA

“O ciclo da cortiça – do montado à nossa casa”

14 DE MAIO – CASA DO ALENTEJO, LISBOA

15h – Abertura do Fórum: Cláudia Madeira – Comissão Executiva Nacional do PEV

1º Painel – Perspectivas económica e social

Moderador: Tiago Aldeias – Conselho Nacional do PEV

Temas e oradores:

“O sector corticeiro na economia portuguesa” – Afonso Luz (Economista, ex. director financeiro de numa unidade industrial do sector da cortiça, membro da Comissão Executiva Nacional do PEV.)

“A cortiça portuguesa em três séculos de industrialização” – Manuela Mendes (Licenciada em engenharia química no IST, ramo da biotecnologia, administradora da ROBCORK S.A – Portalegre, desempenhou funções de direcção e administração na corticeira Robinson de 1990/2009.)

2º Painel – Perspectivas ambiental e cultural

Moderadora: Manuela Cunha – Comissão Executiva Nacional PEV

Temas e oradores:

“O montado é um habitat sustentável?” – Carlos Pinto Gomes (Professor Auxiliar da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora. Director do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento e subdirector da Escola de Ciências e Tecnologia. Investigador do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) e colaborador do Instituto de Ciências da Terra (ICT).

“Gestão sustentada do montado de sobro e sobreirais – Soluções de engenharia florestal para ecossistemas florestais complexos” – Nuno de Almeida Ribeiro ( Eng. Florestal – Professor Auxiliar da Univ. de Évora, investigador do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM)

16h30 às 16h45 – Pausa para Café

“O montado de sobro, uma história antes da rolha” – Ana Margarida P. Fonseca (Licenciada em Ciências do Ambiente, Mestre em Ecologia Humana com a tese “História do Montado no Alentejo do séc. XV ao séc. XVIII.)

“O património industrial como recurso de desenvolvimento local – o caso da corticeira Robinson” – Luís Pargana (Professor, 1º signatário da Petição “Salvem a Robinson – Património Industrial Corticeiro” e Vereador da CDU na Câmara Municipal de Portalegre.)

17h30 – Debate

18h30 – Intervenção de EncerramentoManuela Cunha – Comissão Executiva Nacional do PEV

18h45 – Momento Cultural com Poesia e O Semeador (Grupo de Cantares de Portalegre)

Leave a Reply

Your email address will not be published.