Barreiro, Cidade Museu Industrial?

Um exemplo: Mancherter, a cidade Museu da revolução Indutrial.

No século IXX Manchester foi o principal pólo industrial do mundo, transformando a Inglaterra na primeira potência industrial daquela época, em plena Revolução Industrial.

É uma cidade famosa também por outras razões, nomeadamente, uma outra  revolução: a musical, que, igualmente, trouxe o nome da Inglaterra e da cidade para o Mundo.

A cidade ainda hoje mantém especificidades, como é o caso da rede de canais que eram utilizados para transportar o carvão para as fábricas.

A natureza de cidade industrial do passado, deu origem a uma cidade mais moderna, que tem orgulho em manter a sua história como cidade industrial, de tal modo, que é a terceira cidade inglesa a nível turístico.

Na verdade, os seus canais que fazem lembrar Veneza, ainda hoje se mantém, tal como inúmeros edifícios e equipamentos que preservam de forma plena a história da cidade.

Existem inúmeros museus, dos quais se destacam alguns:

–  Manchester Museum

– People’s History Museum

–  Urbis-The Museum of the City

–  Platt Hall-Gallery of Costumes

– Museum of Science & Industry

Este último, Museum of Science & Industry, localiza-se na antiga estação de comboios,  Liverpool Road.

É composto por 15 sectores, onde são apresentadas as mais variadas exposições, sobre os mais variados temas que podem ir desde a conquista espacial, electricidade, sistema planetário, até à formação e desenvolvimento da Manchester.

No local encontram-se em exposição permanente, algumas máquinas a vapor do século IXX.

Fazendo uma análise comparativa entre Manchester e o Barreiro que também teve a sua importância na época Industrial no nosso País, obviamente, não na mesma escala, podemos admitir que ao Barreiro estará reservado um futuro igual ao da sua congénere Inglesa. Transformando, modernizando, mas preservando um passado com história.

 Barreiroweb

 http://www.visitmanchester.com/#/http://www.visitmanchester.com/discover/attraction/MAN-84781_peeltowerandhol.aspx

2 Responses to "Barreiro, Cidade Museu Industrial?"

  1. Manuela Fonseca  04/01/2011 at 12:04

    Há anos que o digo entre familiares e amigos.

    Pois claro que concordo: antes que seja tudo demolido e a História não chegue aos jovens. E aos outros.

    Responder
  2. Carlos Guinote  04/01/2011 at 13:01

    Claro que é esse o desejo de todos os Barreirenses… Sobretudo o de não deixar degradar mais o já pouco património existente.
    Penso que a falta de dinheiro da Autarquia não é desculpa para tudo, mas também contribui.
    Também acredito que o Presidente Carlos Humberto gostaria de poder ser um dos pioneiros neste assunto, mas pergunto… Será que ele estará rodeado de apoiantes dignos desse nome? Não poderá haver algum boicote, não só a nível governamental, mas, quem sabe… a nível local? É só um pensamento meu.

    Não é necessário o veneno que é lançado por um tal senhor Lopes, nos artigos de opinião que escrivinha no Jornal do Barreiro.
    TODOS OS BARREIRENSES QUEREM UM BARREIRO DIGNO E MELHOR, onde me incluo a mim e ao presidente. Viva a o Barreiro, Cidade Museu Industrial!

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.