Projecto 8!8!8!”

Do artista plástico Pedro Penilo

Integrada nas comemorações do Dia da Cidade, está patente ao público no parque Catarina Eufémia, uma exposição do artista plástico Pedro Penilo. Chama-lhe o artista “Projecto 8!8!8! – A luta na conquista do tempo”, e é constituída por nove cartazes utilizando a comunicação gráfica urbana, expostos em suportes MUPI. É um projecto de intervenção política promovida pelo artista, para despertar a atenção e a discussão em torno de causas que são de todos. Entende o artista que a “arte pública só sobrevive se for entendida como forma de partilha efectiva, em comunicação com a sociedade, dos seus temas e preocupações e não como simples “arte ao ar livre”.

Neste contexto, “8!8!8!”, significa as reivindicações que nasceram com o 1º. de Maio como dia do trabalhador, no séc. XIX nos EUA, e que Pedro Penilo considera voltarem a estar na ordem do dia: “oito horas de trabalho; oito horas para dormir; oito horas para fazer o que se quiser!”

Pedro Penilo, nasceu em Lisboa em 1964. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e fez um mestrado em Artes Plásticas na Academia de Artes Plásticas de Praga. Realizou vários projectos individuais e integrou outros colectivos.

Carlos Guinote

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.