REMO: Provas de remo na pista da Junqueira – Alcântara ou quando o dilúvio transformou os barcos em arcas

No fim-de-semana anterior a este, no Sábado, dia 3 de Dezembro, o GD Fabril participou nas regatas dos Clubes Centenários, nesta mesma pista, organizadas pela Associação Naval de Lisboa, em yolle de 8, tendo conseguido obter um honroso 8º lugar entre 17 tripulações concorrentes.

No dia 10 de Dezembro realizaram-se as regatas comemorativas do 83º aniversário do Clube Ferroviário de Portugal  (CFP).

 O GD Fabril associou-se às comemorações do CFP participando com 12 atletas em 3 provas. Em yolle de 4 com timoneiro, em seniores, e em yollete de 4 com timoneiro, em iniciados e juvenis. Estiveram presentes 7 equipas das regiões de Lisboa e Setúbal, num total de 246 atletas participantes. As 3 equipas do Barreiro marcaram presença.

Previa-se uma manhã com céu muito nublado e aguaceiros para Lisboa. Para quem não esteve em Lisboa na manhã de Sábado, podemos garantir que o céu esteve sempre cor de chumbo e a chuva chegou a ser diluviana.

Por volta das 10h já ocorrera alguma precipitação, em regime de aguaceiros, fazendo-se sentir um vento fraco. Quando as regatas começaram, cerca das 10h15min, a água estava serena, o que proporcionou boas condições de prova aos primeiros concorrentes.

A partir das 11h, a velocidade do vento aumentou, gerando uma pequena ondulação no rio, e ao mesmo tempo a chuva foi-se intensificando, de forma que a partir dessa hora as condições para a prática do remo se deterioraram. Os seniores evoluíram debaixo de uma intensa chuvada, não existindo impermeável que pudesse evitar um encharcamento monumental. Os nossos juvenis foram das últimas embarcações a participar, com a água muito agitada e sob chuva forte.

O GD Fabril conseguiu obter dois segundos lugares em iniciados e juvenis e um quarto lugar em seniores. Foi uma participação muito positiva numa jornada com tempo agreste.

Deixamos aqui os nossos Parabéns ao CFP por mais um aniversário e por uma boa organização de provas. Desejamos a continuação de uma boa vitalidade de um dos clubes de remo mais emblemáticos do nosso País.

Parabéns aos nossos atletas e ao treinador pela boa participação.

Vítor Freitas

Leave a Reply

Your email address will not be published.