Encerramento no Pinhal Novo dos postos (Tracção e Revisão)

Na sequência do alerta veiculado pela Comissão e Sub-Comissão de Trabalhadores do Barreiro/Linha do Sado, relativamente à suspensão por parte da CP, do serviço regional na linha do Sul, entre Setúbal e o Algarve e na linha do Alentejo entre Beja e Funcheira, as consequências dessa extinção a Sul do serviço ferroviário Regional, aí estão. No que respeita às populações estamos perante um claro desprezo pelo serviço público de transporte ferroviário e um rude golpe na mobilidade das populações atingidas por esta medida, cujos prejuízos são seguramente maiores que os ganhos que a CP possa alcançar com esta medida.

E tal como antecipadamente denunciamos, estavam também em causa os postos de trabalho, nomeadamente os mais diretamente ligados ao serviço de comboios, nomeadamente trabalhadores  maquinistas e revisores, pertencentes ao Posto de Pinhal Novo, num total de 13 trabalhadores. Agora e na sequência daquilo que a CP considera uma “restruturação de serviços e da oferta ferroviária”, é decidido o encerramento deste posto de trabalho já no final de Janeiro de 2012, defraudando a expectativa destes trabalhadores que aqui pertencem desde a criação deste centro de trabalho em Junho de 2004. As sucessivas reorganizações da CP, sempre tendentes a minimizar o serviço regional, estão assim a ter consequências para aqueles que diretamente dependem do que deveria ser o principal motivo de existência de uma empresa de serviço público de transporte ferroviário, servir as populações, criando e mantendo os postos de trabalho.

Com este encerramento, os trabalhadores serão deslocados para outros centros de trabalho, com os prejuízos que daí advém e todos os incómodos que lhe estão associados.

Assim a Comissão e Sub-Comissão de Trabalhadores do Barreiro/Linha do Sado, manifesta o seu protesto pelo encerramento do Centro de Trabalho de Pinhal Novo que vem na sequência do abandono por parte da CP, do serviço público de transporte ferroviário, nomeadamente nas zonas em referência.

13-1-2012

A Sub Comissão de Trabalhadores Barreiro/Sado

Leave a Reply

Your email address will not be published.