EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS de isana na galeria municipal de arte do barreiro

A Galeria Municipal de Arte do Barreiro recebe, até 26 de maio, a mostra de artes plásticas da artista barreirense Isana. Esta exposição, intitulada, “Plural”, integra-se nas comemorações dos 35 anos de carreira da artista. A inauguração teve lugar no dia 21 de abril, com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e da Vereadora da Cultura, Regina Janeiro.

O edil barreirense considerou que, ao ser inaugurada esta mostra, “estamos a festejar o Barreiro”, porque nos trabalhos de Isana estão explicitas “a sua vivência, as suas relações, a sua arte, a sua cultura, a sua participação”.

Carlos Humberto de Carvalho salientou que este momento é o de festejar o trabalho da artista barreirense “em 35 anos de intervenção cultural e cívica. É o momento de vivermos a cultura, a arte, a liberdade, a Democracia e o Barreiro”.

Regina Janeiro agradeceu a Isana, não só por “tornar mais bonitas as paredes da Galeria”, mas principalmente por dar “a conhecer ao Barreiro esta obra de 35 anos com mais de 30 peças expostas”.

Por último, Isana agradeceu a várias entidades e personalidades o apoio dado ao longo dos anos, salientando o importante papel das alunas, das filhas e do neto, este último “a minha ‘vitamina’ diária”, segundo referiu.

Biografia

Florinda Silva nasceu na Moita do Ribatejo em 1945 e reside no Barreiro.

Frequentou durante dois anos a U.T.L. e participou em vários Seminários de Pintura em Porcelana com Prof. Vitorino. Mais tarde assistiu a demonstrações de pintura e aguarela do mestre João Martins, tendo frequentado ainda um curso intensivo de pintura sobre seda natural na Suíça.

Dedica-se mais à Cerâmica, privilegiando a azulejaria, área em que dá livre expressão à sua sensibilidade, quer através de azulejos singulares quer através de painéis. Na sequência natural da sua atividade artística, junta-se a outros artistas e torna-se sócia fundadora da Artesfera – Associação de Artistas Plásticos do Barreiro. Em 1984 efetua a sua primeira exposição, na Moldarte, espaço onde expõe todos os anos.

Em 1996 inaugura o seu próprio espaço de trabalho e exposição “A oficina da Isana”.

Tendo exposto, praticamente, em todos os espaços e manifestações culturais da Margem Sul, desta destacam-se: 1999-Salão de Verão, Convento da Madre Deus da Verderena; Galeria Municipal do Barreiro; XX Exposição Nacional de Pintura em Porcelana; “Olhares” Hospital Ns.ª Sr.ª do Rosário, entre outras.

Percurso Escolar/Académico

– Frequentou a Universidade da Terceira Idade durante dois anos;

– Seminários de Artes decorativas (Irene Lisboa) no mês de Agosto de 2002;

– Frequenta aulas de pintura em porcelana e Chacota (Odete Costa) desde Julho de 2002;

– Seminários de pintura em chacota – Cerâmica dos Capuchos em Julho de 2002;

– Seminários de pintura (Tânia Lopes) nas áreas de porcelanas e óleos nos anos de 1999,2000 e 2001;

– Seminário de Fushing (Maria Helena Castanheira) em Abril de 2002;

– Seminários de pintura (Professor Vitorino) nas áreas de porcelana, aguarela e acrílicos;

– Curso intensivo de pintura sobre seda – Parrenterie, Suíça;

– Instrução primária na Escola Conde Ferreira;

– 9ª Ano de escolaridade na Escola Secundaria dos Casquilhos;

– Curso Industrial na escola Alfredo da Silva.

Percurso Profissional

1990/2006 – Monitora da Formação na área de pintura em azulejo, porcelanas e seda em várias instituições e no seu ateliê, sendo de realçar as seguintes atividades:

– Animadora de várias atividades comemorativas nos ateliês do Parque da Cidade, especificamente dirigidas a crianças na área da pintura;

– Monitora de Formação na área da pintura em azulejo, porcelana e seda, promovidas pela Direção Regional de Educação de Lisboa;

– Monitora do curso de pintura em azulejo, promovido pela Artesfera – Atelier do Parque da Cidade;

– Monitora do curso de pintura sobre azulejo e porcelana promovido pela Cooperativa de Campismo do Cabedal;

– Monitora do curso de pintura promovido pela Juntas de Freguesia de Palhais;

– Monitora do Curso de pintura em azulejo promovida pela Moldarte;

– Monitora de cursos anuais de pintura em azulejos promovidas pela DREL desde 1998.

CMB 2012-04-23

Leave a Reply

Your email address will not be published.