FESTAS DO BARREIRO 2012 CHEGAM AO FIM

“Foram muito positivas. Fazê-las foi uma opção justa que teve em conta a nossa ligação e proximidade às populações” afirmou Carlos Humberto de Carvalho 

As Festas do Barreiro chegaram ontem, dia 19 de agosto, ao fim. Para trás ficaram dez dias repletos de animação, muita música e convívio entre várias gerações de visitantes, do Concelho, e fora dele. Nesta edição, as Festas foram da responsabilidade de uma Comissão constituída pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Junta de Freguesia do Barreiro, Associação “Moto Clube do Barreiro” e Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense (S.I.R.B.) “Os Penicheiros”. Uma ‘experiência’ muito gratificante, pautada por grande ‘esforço’ e ‘dedicação’ disse Regina Janeiro, no encontro de balanço desta iniciativa com a Comunicação Social.

A S.I.R.B. “Os Penicheiros” serviu, ontem, de palco para a realização de um encontro de balanço sobre as Festas do Barreiro 2012. Carlos Humberto de Carvalho e Regina Janeiro, respetivamente, Presidente e Vereadora da Cultura da CMB, bem como representantes das entidades que integraram a Comissão de Festas estiverem presentes neste encontro.

Regina Janeiro começou por valorizar o facto de, o Executivo Municipal ter decidido favoravelmente sobre a realização das Festas do Barreiro, em 2012, porque, na sua opinião “houve um motivo adicional para que as pessoas pudessem sair à rua e conviver”. Em relação à programação e mesmo tendo em conta que não houve muitos nomes ‘nacionais’ nos quatro palcos das Festas, a vereadora da Cultura considera que houve “grande afluência de pessoas. Não creio que as Festas, este ano, tivessem menos visitantes. Aliás, considerei que, em vários momentos, houve até mais gente que em anos anteriores” disse.

Revisitando os diversos espaços das Festas e afirmando ter havido grande harmonia entre todos eles, Regina Janeiro salientou algumas das novidades que existiram, designadamente ao nível dos divertimentos, referiu que o número de expositores na MEI não diminuiu e destacou o salto qualitativo registado no espaço do Desporto. A Vereadora aproveitou, ainda, para referir os cerca de 80 participantes no Passeio de BTT, realizado durante a manhã de 19 de agosto e agradeceu, a terminar, particularmente à Câmara Municipal da Moita pela cedência de dois palcos (das Marés e da Juventude) e muito em especial, “às pessoas do Barreiro e aos milhares de visitantes que tivemos”.

Por parte da Comissão de Festas, e em representação dos “Penicheiros”, o Presidente da Direção, Vítor Santos, destacou a “participação coletiva da Direção e uma envolvência bastante positiva na realização das Festas”. Salientou, ainda, o bom relacionamento existente entre eles, Direção, e os funcionários da CMB.

Rui Ramião, em representação da Direção do Moto Clube, afirmou ter gostado de “com todos ter trabalhado” e manifestou publicamente disponibilidade para, em anos futuros, o continuar a fazer.

Na opinião de Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da CMB, “as Festas foram muito positivas. A nossa opção (de as realizarmos) foi justa e teve em conta a nossa ligação e proximidade às populações”. Para o Presidente da Autarquia, as Festas em 2012 conseguiram realizar-se com uma “significativa redução de investimentos e envolvimento financeiro por parte da Câmara”. Além disso, salientou a diversidade da programação e o elevado número de visitantes como ‘mais-valias’ do evento.

Sobre a Exposição Institucional e o tema escolhido para este ano – O Desporto – Carlos Humberto de Carvalho explicou que no Concelho há muitos vencedores porque há trabalho de base, há estratégia, há Planos de Desenvolvimento, há investimento nas pessoas, em especial nos mais novos. “Não desistindo, programando, planificando, fazendo trabalho quotidianamente, alcançam-se êxitos e vitórias. Quando trabalhamos, quando nos empenhamos, vencemos”.

Ainda a propósito de algumas viagens e encontros institucionais que tiveram lugar e enquadramento durante a realização das Festas do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho disse que “aproveitámos as Festas para projetar a imagem do Concelho junto dos nossos parceiros. Tivemos a visita da Presidente da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mantivemos contactos estreitos, em visitas a bordo do varino Pestarola, com a Administração da Universidade de Belas, em Luanda (Angola) e com o ‘Coração Tropical’ e com ilustres representantes (Almirante e vários Comandantes) da Escola de Fuzileiros de Vale de Zebro”.

A finalizar, o Presidente valorizou a realização do Concurso de Gastronomia, bem como os restaurantes que nele participaram. “O Tejo e o Coina continuam a ser elementos estratégicos para o desenvolvimento do Concelho do Barreiro” disse.

Como mensagem final, e condicionalismos legais e financeiro, à parte, Carlos Humberto de Carvalho reafirmou que as Festas do Concelho do Barreiro pretendem ser “uma mostra daquilo que o Concelho é!”.

 CMB 2012-08-20

Leave a Reply

Your email address will not be published.