XII Feira Pedagógica Atividades diárias dinamizam recinto da Feira

AlunosAEC_CS (2)A XII Feira Pedagógica, no Parque da Cidade, que a 29 de maio abriu oficialmente as portas ao público já recebeu durante o primeiro dia a visita de centenas de alunos dos estabelecimentos de ensino do Concelho. À noite teve lugar, entre atuações, a apresentação oficial da Agenda de Atividades 2013, no palco da tenda, e o Fórum “O papel das AEC no envolvimento das crianças com as práticas artísticas musicais na sua ligação com o meio envolvente (família e comunidade), no AMAC.

A apresentação da “Agenda de Atividades – Reserva o Verão”, calendário de iniciativas a decorrer no Centro de Educação Ambiental, de junho a setembro de 2013, foi feita pela Vereadora Olga Paredes. “A Agenda de Atividades é uma aposta da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, da Câmara Municipal do Barreiro que irá decorrer no Centro de Educação Ambiental na Mata Nacional da Machada e no Sapal do Rio Coina, espaços que são agora, Reserva Natural Local”. Em relação às atividades, Olga Paredes referiu que são “para todas as idades e para serem usufruídas em família”.

Vão existir atividades gratuitas que contam com a colaboração de vários parceiros: “«A astronomia diurna e noturna» (dias 11 e 12 de agosto) será realizada pelo Nuclio –  Núcleo Interativo de Astronomia – através do Programa Ciência Viva no verão; o «Workshop de Ciclismo Urbano» (dia 1 de junho) com a IbikeBarreiro; o «Workshop de Orientação» dinamizado pela Escola de Fuzileiros de Vale de Zebro e a atividade «Body & Mind» com o professor Lino Martins”. Embora gratuitas, estas atividades carecem de inscrição prévia, conforme salientou a Vereadora, pois têm limite de participantes.

O Desporto, a Ciência, a Arte e a Aventura são as temáticas em que a Autarquia apostou neste ano “e constituem um desafio para promover e dinamizar a nossa Reserva Natural Local”.

Refira-se que no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o Centro de Educação Ambiental, na Mata da Machada, recebe pelas 16h30, a peça de teatro «Os Polos da Nossa Terra». Trata-se de um espetáculo gratuito, realizado ao ar livre, com ajuda de atores e marionetas que ensina pequenos gestos que, no nosso dia-a-dia, nos ajudam a poupar recursos naturais.

Ainda nesse dia, mas durante a manhã (a partir das 9h00), haverá volteio a cavalo e workshop de ciclismo urbano. Entre as 10h00 e as 12h00, a Mata da Machada acolhe uma sessão de yoga ao ar livre.

Mais informações e inscrições devem ser feitas através do número de telefone (Linha Verde Gratuita) 800 205 681.

No AMAC – Auditório Municipal Augusto Cabrita, e na abertura do Fórum “O Papel das AEC no envolvimento das crianças com as práticas artísticas musicais na sua ligação com o meio envolvente (Família e Comunidade)”, a Vereadora Regina Janeiro contextualizou a sessão dizendo que “no próximo ano letivo, muito provavelmente, o Enriquecimento Curricular, será diferente até porque os professores vão trabalhar mais horas”. Na sua opinião, este enriquecimento curricular, empobrece o currículo dos alunos. E porquê? “Porque todas estas áreas são opcionais, dependem da vontade ou disponibilidade dos pais e encarregados de educação e deviam ser obrigatórias. Deviam fazer parte integrante dos currículos anuais das nossas crianças. Só assim todos teriam a mesma oferta e o mesmo nível de acesso”.

Lançado o mote sobre o desenvolvimento integral das crianças de forma a torná-las em adultos mais conscientes, mais intervenientes, mais cultos e mais sensíveis, Regina Janeiro passou a palavra aos protagonistas da sessão e a mesma prosseguiu pelas ‘mãos’ dos especialistas Cardoso Ferreira, Ângelo Vasconcelos, José Nobre e Maria Correia.

Recorde-se que até dia 1 de junho, cerca de 40 estabelecimentos de ensino do Barreiro, público e privado, e Instituições Particulares de Solidariedade Social, entre outras entidades, mostram à comunidade a oferta educativa e o trabalho realizado ao longo do ano letivo.

A XII Feira Pedagógica é organizada pela Câmara Municipal do Barreiro e Comunidade Educativa do Concelho, em colaboração com as Juntas de Freguesia.

CMB 2013-05-30

Leave a Reply

Your email address will not be published.